Vamos estudar um pouco sobre Currículo Escolar.
O currículo escolar é muito importante dentro do contexto escolar, é uma lista de tudo aquilo que uma escola pretende ensinar. Não contendo apenas os conteúdos as serem trabalhados, mas sim, procurando promover a interdisciplinar e a inclusão, aumentando a qualidade da educação oferecida. Podendo ter informações sobre como e quando faze-lo e também sobre o processo de avaliação de ensino e aprendizagem orientando o trabalho do professor. Mas não é uma lei rígida ou um mandamento a ser seguido metodologicamente, ele pode ser usado como um norte para a práxis pedagógica, com flexibilidade de ajuste para melhor atender as necessidades do educandos. O currículo é elaborado por membros da escola, que devem se reunir constantemente e debater sobre a elaboração do currículo escolar, identificar meios de elaboração de ensino que facilite o aprendizado dos alunos, e faça que desperte o interesse do aluno em buscar o conhecimento e tenha prazer em conhecer o novo. O currículo tem que estar de acordo com a realidade do aluno, da escola, com o Projeto Político Pedagógico, Diretrizes Curriculares Nacionais e Parâmetros Curriculares Nacionais.
I. Currículo Prescrito: são os documentos que orientam a educação nacional e as propostas curriculares das Secretarias do Estado de Educação. Atribui à escola o papel de transmitir uma cultura com base e lógica na reprodução, um currículo igual para todo o território
II. Currículo Real: É o que acontece dentro da sala de aula com alunos e professores. O professor através da interação deve construir novas alternativas para a sua pratica docente.
III. Currículo Oculto: O currículo oculto nas escolas convém para reforçar as regras que cercam a natureza e o uso dos conflitos, o professor deve estar preparado para trabalhar com temáticas em aula. E o Coordenador Pedagógico, na sua função de formador, é incitado a elucidar o entendimento sobre tais questões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário