quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ATIVIDADE MÓDULO VIII – IDENTIDADE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Glória Maria Matta da Silva
Filha de alfaiate e de dona de casa, Glória começou a trabalhar na TV Globo, como estagiária, no início da década de 1970. Durante algum tempo, conciliou o trabalho na emissora com os estudos e um emprego de telefonista. Fez sua estréia como repórter em 1971, na cobertura do desabamento do elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro.
Sua primeira matéria com repórter de vídeo aconteceu anos depois, no Hotel das Paineiras, onde estava concentrada a seleção brasileira que iria disputar a Copa do Mundo de 1974. A partir de então, trabalhou em diversos telejornais da TV Globo. No Jornal Nacional, foi a primeira repórter a entrar ao vivo, diretamente da Avenida Brasil, no Rio.
A partir de 1986, Glória Maria passou a integrar a equipe do Fantástico. Realizou inúmeras entrevistas no programa, conversando com personalidades como Madonna, Michael Jackson, Nicole Kidmanm, Leonardo Di Caprio e Harrison Ford. Ficou mais conhecida pelas reportagens especiais que fez para o programa, mostrando lugares exóticos ao redor do mundo. A partir de 1998, além da atuação como repórter, passou a apresentar o programa Fantástico, ao lado de Pedro Bial.
Em junho de 2009, Glória adotou duas meninas baianas, Maria e Laura. Ela conheceu as crianças durante suas visitas diárias à Organização de Auxílio Fraterno (OAF), em Caixa d'Água, subúrbio de Salvador. Em janeiro de 2010, Glória se reuniu com os diretores de jornalismo da Globo e decidiu atuar como repórter especial do Globo Repórter, programa do qual nunca fez parte.

Esporte: PELÉ
“Edson Arantes do nascimento, o popular Pelé, ex-futebolista brasileiro que atuava como atacante. É reconhecido entre especialistas de futebol e ex-jogadores como o maior futebolista da história.”
Pelé foi um jogador em que ficou marcado na história brasileira. Com seu talento, ficou conhecido mundialmente. Desde muito pequeno se interessava com o futebol e lutou, correu atrás, foi em busca de atingir seu objetivo. Cresceu, ficou reconhecido na história do futebol, se tornou o “Rei do futebol”, não se importou com cor e raça. Hoje é um ídolo e serve como exemplo e incentivo a muitas crianças que sonham em ser jogadores de futebol.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Projetos e Suas Características


Trabalhar com projeto é em conjunto e que tem algumas fases para ser desenvolvidas, para o desenvolvimento de um projeto em uma escola é preciso fazer varias pesquisa sobre o tema abordado e a participação de varias pessoas para que aconteça o desenvolvimento do mesmo. Usando vários meios de pesquisa, em laboratórios, bibliotecas, fazendo pesquisa de campo enfim tem varias formas para desenvolver essas pesquisas. Trabalhando o projeto em sala de aula o aluno passa a ser o sujeito do próprio projeto e com isso enriquecendo os seus conhecimentos suas experiências e despertando o interesse pelo novo.

E a aprendizagem se torna mais fácil quando os mesmos desenvolvem as pesquisas e é uma experiência que ira construir vários outros aprendizado.

ELABORAÇÃO DE PROJETOS

DIÁLOGO TEÓRICO

Para o pensador Paulo Freire os educadores têm que facilitar o ensino para despertar o interesse das crianças para descobrir o mundo o novo. Não que a criança tivesse que seguir a linha de raciocínio do professor, mas a mesma tem que construir os seus conhecimentos os seus conceitos, interessante quando ele diz que “Os homens educam entre si mediados pelo mundo”, pois a criança ainda que seja pequena já vem para escola com alguns conhecimentos construídos. Para Fernando Hernández nos mostrar a importância de desenvolver algumas atividades por projeto, trabalhando em um tema especifico determinando metas e saber onde deseja chegar, sendo que os alunos por sua vez passam de receptor passivo para ser sujeito do projeto, e as diferentes fases que compõem um projeto, ajudam os estudantes a desenvolver a consciência sobre o próprio processo de aprendizagem.

Meu Projeto Pessoal.

Para Machado, quem não procura nada, quem não tem metas, morreu e esqueceu de ser avisado. O nosso trabalho os nossos sonhos já é um projeto e todo o projeto precisa de buscas conhecimentos para ser realizado, e muitas vezes essa busca vai por muitos anos.

Nunca pensei em ser uma educadora, pois sonhava ter outra profissão, comecei a trabalhar na educação a pouco tempo e estou gostando muito. Fiz o Curso de Magistério, me identifiquei e comecei a trabalhar em uma escola de educação infantil, aprendi muito como trabalhar com as crianças e a ama-las.

Vivemos em um mundo muito competitivo, onde os melhores profissionais são os que se destacam, e assim que terminei o magistério me ingressei na faculdade no Curso de Pedagogia, iniciei este ano. Pois busco aprender cada dia mais, ampliar os meus conhecimento, buscando desafio e novidade para minha vida.

E principalmente me capacitando para ser uma profissional de sucesso, poder contribui com a educação de nossas crianças, pois muitos acham que a educação infantil é só brincadeira. E na verdade a Educação infantil é a base para educação de uma criança, onde ela ira construir os seu conhecimentos e por isso ela tem que ser muito bem trabalhada.

E assim buscando me capacitar para ser uma educadora de qualidade e fazer a diferença na educação dos meus alunos. E não quero parar em uma faculdade pois pretendo continuar estudando e buscando novos conhecimentos para a minha vida.